segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Ficou de recuperação e não sabe o que fazer?

Chegou o final do ano: hora de receber as notas finais na escola. De repente, as suas foram mais baixas do que o esperado e você ficou de recuperação. E agora? Como contar para os pais? Algumas leitoras da tt mandaram histórias de quando passaram por essa situação e o que elas aprenderam com isso. Dê uma olhada e se inspire para lidar com o monstro da recuperação!


1. Conte para seus pais


“Quando eu estava na oitava série, peguei recuperação em matemática e em ciências. Só que, como nunca tinha ficado de recuperação, bateu o medo de contar para os meus pai e menti, dizendo que tinha passado. A minha ideia era fazer a prova, que seria em janeiro, sem eles saberem. Porém, no natal eu contei a história para uma prima, que contou para a mãe dela, que acabou contando tudo para  a minha mãe. A reação da minha mãe foi umas das piores possíveis, brigou muito comigo, mas me ajudou a estudar. O triste da história foi que mesmo estudando não consegui passar e repeti de ano. Perdi uma viagem que a minha tia me daria de presente de 15 anos. Foi difícil no começo, chorei muito, mas aprendi. No ano seguinte, no meio do ano já tinha passado. Acho que de certa forma valeu a pena porque aprendi a não mentir mais”
Camila, 19 anos

2. Tente resolver a situação com criatividade e inteligência

“Em 2009, fiquei de recuperação em duas matérias: inglês e artes. Detalhe: fiz 5 anos de Inglês em uma escola de idiomas e mesmo assim fiquei de recuperação em pleno 2º ano do colegial! Tentei de tudo e a minha professora não queria me ajudar! Minha mãe ficava me perguntando quando eu iria entrar de férias, e todo dia eu enrolava ela! Até que propus para as professoras cantar umas músicas e ganhar as notas que eu tanto precisava. Não tenho uma voz linda, mas quando canto a música do filme "Dirty Dancing”, “Time of my Life”, fica muito parecido! Então, o que eu fiz? Arranjei um menino para me ajudar e o convenci a dublar, enquanto eu cantava. Foi incrível! Ainda fizemos uns passos parecidos com o do filme. No fim, tirei 10 nas matérias que precisava e minha mãe nem desconfia da recuperação”.
Larissa

3. Encare as matérias que você não gosta


"Quando eu era mais nova, fiquei de recuperação na matérias que eu não suportava na época! Uma delas é Matemática! Mas, na sétima série, eu mudei de colégio e me dei superbem em Álgebra e Geometria. O que contribuiu para o meu progresso neste estudo foi ter ido para a minha última recuperação, na sexta série. Para passar só há um segredo: Querer aprender!"
Marcela

Às vezes, ficar de recuperação pode se tornar algo positivo: mostra como é melhor perder algumas horinhas de diversão para estudar. Não é mais legal entrar de férias mais cedo e poder mostrar suas notas aos seus pais sem precisar mentir? Estudar é importante e, mesmo que muitas vezes acabe sendo cansativo e chato, pode trazer ótimos resultados! Além de ficar tranquila para aproveitar suas férias, você aprende muitas coisas legais!

Caso você tenha dificuldade em alguma matéria, peça a ajuda do seu professor, ele vai ficar feliz em te explicar. Se tiver vergonha, ou não quiser falar com o professor, peça a ajuda de algum amigo ou parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário